A autoestima atrapalha você a falar em público? Saiba aqui como resolver isso!

A autoestima faz toda a diferença na hora de falar em público. Afinal, quando você confia em si mesmo e no que está fazendo, as pessoas simplesmente sentem isso na forma como você fala, se posiciona e se comporta. A autoestima gera interesse, não a arrogância, no assunto que você trabalha e traz diversos benefícios para sua vida pessoal e profissional. Para começar a entender a influência que a autoestima tem na hora de falar em público, veja mais sobre os efeitos negativos de não possuí-la.

Quais são os males da falta de autoestima?

Todos os que você possa imaginar! Desde problemas de saúde, como ansiedade e depressão, até dificuldade de aprendizado, abuso de álcool e, em casos extremos, crimes violentos e suicídio. A autoestima é um requisito fundamental para uma vida plena. Ela é a forma como você se vê e se julga. É ela que faz com que você se sinta importante e valorizado, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Como outros aspectos inerentes ao desenvolvimento e ao autoconhecimento, é possível desenvolver sua autoestima e garantir não só uma boa postura na hora de falar em público, mas também uma existência mais completa, feliz e capaz de lidar com os desafios que aparecem pelo caminho.

Como a autoestima afeta o falar em público?

Estudo e prática são as melhores formas de desenvolver diversas habilidades necessárias para falar em público com desenvoltura. O mesmo vale para a baixa autoestima. Ela está diretamente relacionada a falta de confiança e a timidez, dois pontos que podem ser melhorados e que, entre outros, causam os seguintes efeitos:

Dificuldade de expor ideias e conhecimentos por medo de julgamentos;
Tremedeira, gagueira, trejeitos (como braços cruzados) e expressões corporais e faciais que passam a mensagem errada;
Suor excessivo;
Dor de estômago e até cólicas abdominais;
Irregularidades na respiração, que ao falar provocam engasgos e até passam a sensação de cansaço na voz;
Dificuldade de se relacionar com o público e criar empatia.
Se identificou com alguma dessas sensações? Então, o segredo para começar a mudar essa realidade é ser amiga da sua mente e saber trabalhá-la para ser sua aliada na hora de falar em público e na vida.

Então, o que fazer para desenvolver a autoestima?

A chave para desenvolver a autoestima é trabalhar seu autoconhecimento. Confira como fazê-lo em passos simples:

1) Saiba identificar suas qualidades e defeitos

O que você tem de bom deve ser o foco na busca pela alta autoestima. Para falar bem em público você deve se sentir confiante com o que irá expor e, portanto, na qualidade que tem e que o torna apto a fazer uma determinada apresentação. Os defeitos, você deve identificar para corrigir ou aprender a lidar com eles de forma mais natural, sem sofrer e sem se julgar.

2) Aceite seus sentimentos

Seres humanos são cheios de emoção e sentimentos conflitantes. Afinal, a capacidade de pensar e de ser diferente dos outros transforma cada um em uma pessoa única, que precisa ser entendida. Ao enxergar seus sentimentos você conseguirá expor melhor o que pensa e isso se refletirá na hora de falar em público. Quem respeita e aceita suas emoções passa autenticidade a quem o assiste falar.

3) Reflita sobre suas atitudes

Muitas vezes a nossa autoestima vai lá embaixo porque agimos por impulso e nos sentimos inferiorizados de alguma forma. Erros podem acontecer e tem mesmo dias em que você acabará tendo atitudes que reprova. Nesses dias, reflita, saiba pedir desculpas, corrigir a situação e crescer para que não volte a acontecer. Autoconfiança, não arrogância, se conquistam assim também.

4) Converse com outras pessoas

Falar em público com desenvoltura também tem a ver com saber ouvir feedbacks. Fez ou precisa fazer uma apresentação? Então, converse com pessoas mais próximas, amigos de trabalho e veja a opinião deles sobre sua desenvoltura. Analise o que eles lhe passaram que precisa melhorar e use isso como forma de desenvolver seu autoconhecimento corporal, verbal e mental e, consequentemente, sua autoestima.

5) Explore novas experiências

Sair da zona de conforto é ótimo para trabalhar o autoconhecimento e a autoestima. Quanto mais você aprende com pessoas, lugares e experiências, mais bagagem adquire para usar na hora de falar em público e também para o seu desenvolvimento pessoal.

Além dos pontos acima, lembre-se da paixão! Quando você ama o que faz ou o tema do qual precisa falar, fica muito mais fácil desenvolver sua autoestima e se sentir mais pleno, realizado e parte fundamental do seu sucesso pessoal ou profissional.

Copyright © Instituto Verbalize
Contato ➪ 61 98220-7712
Orgulhosamente desenvolvido por WEBSITENOVO.com | para Pessoas & Empresas