Como lidar com pessoas com empatia e fazê-las se sentirem à vontade com você

Saber como lidar com pessoas tem tudo a ver com saber se comunicar. Muito mais do que ter a habilidade de falar, é preciso saber de fato se expressar de forma clara e objetiva para criar empatia, deixar as pessoas à vontade com você e poder ir rompendo bloqueios e traumas na hora de lidar com pessoas, seja na sua vida pessoal ou profissional. Mas, afinal, como fazer isso?

Aprenda a criar empatia

Para começar a melhorar suas relações interpessoais e a aprender como lidar com pessoas, entenda que cada ser é diferente e único, tanto em pensamentos quanto em personalidade, assim como com suas experiências de vida. Por isso, você não encontrará pelo caminho ninguém exatamente igual a você. Em outras palavras, é preciso compreender o outro e se colocar no lugar dele. Isso é criar empatia.

Quando se cria empatia, se cria sinergia, se cria mais compreensão e isso tudo se reflete no entendimento que se pode ter do outro e de si mesmo, aumentando fortemente as chances de bons relacionamentos. Para começar a trabalhar seu lado empático lembre-se de:

Respeitar o ponto de vista dos outros, sem discussões ou palavras ofensivas;
Tenha sempre em mente que a palavra tem poder destrutivo e construtivo, portanto é preciso ter cuidado com a maneira que fala e com aquilo que é dito;
Não tente mudar as pessoas. Aceite-as e faça de tudo para entendê-las;
Esqueça as críticas e julgamentos. Pense que cada pessoa tem seus motivos para ter um determinado pensamento e atitude;
Respeite as crenças, religião, opção sexual e qualquer outro aspecto da vida do outro.
Comece a saber como lidar com pessoas

Tendo a empatia entendida, passa-se para a parte onde você começa a colocar em prática a quebra de barreiras na hora de lidar com pessoas. Conhecer o outro e respeitá-lo tem relação direta com tolerância, compreensão, flexibilidade, paciência, atenção, cuidado e tantas outras características que podem e devem ser trabalhadas no seu dia a dia.

Algumas técnicas ajudam a desenvolver esse lado empático e a se tornar um bom comunicador ao mesmo tempo, sendo essa junção a chave para o sucesso de como lidar com pessoas. Aprenda:

1) Faça uma gentileza e peça um favor

Quando você ajuda alguém sem querer nada em troca gera gratidão, pra você e para o outro. Pode ter a certeza de que o seu dia será totalmente diferente, assim como o da pessoa. Foi aí que vocês começaram a criar um laço. Podem ser coisas simples, desde ajudar a levar uma sacola pesada até o auxílio em uma tarefa de trabalho na qual o colega encontre dificuldades. Ah, peça favores também. Não tenha medo de mostrar que precisa do outro.

2) Use o nome da pessoa

Mostrar que você sabe quem é a pessoa durante uma conversa ou perguntar o nome de alguém que levantou uma dúvida durante a sua apresentação e usá-lo na sua resposta faz toda a diferença na construção de relacionamentos. Gera confiança, cria empatia, constrói laços e cria experiências. Faça e veja a diferença. Esse é um ponto que muitas vezes é negligenciado na correria do dia a dia.

3) Reconheça as qualidades das pessoas

Alguém teve uma atitude legal? Faça um elogio! Diga isso de forma clara e direta, como forma de reconhecimento. Não importa se é um amigo de trabalho, seu filho, sua esposa, seu marido…Vale para todos! Elogiar de forma sincera e dar feedbacks com cuidado são formas de saber como lidar com pessoas, inclusive as mais difíceis, e construir boas relações interpessoais.

4) Saiba escutar

Não é todo dia que se está bem e no clima para criar amizades. Têm dias que as pessoas vão errar, inclusive você, ou fazer algo que você não concorda. Não seja aquele que aponta o dedo e critica. Seja aquele que sabe ouvir o que está acontecendo, entender o que a pessoa está sentindo, pensando ou passando, saiba escutar e auxiliar.

5) Use linguagem não verbal

Além da capacidade de falar, o ser humano é capaz de se expressar de forma não verbal, por gestos e pelo rosto. Use isso na hora de saber como lidar com pessoas. Um aperto de mão firme, um sorriso, um abraço e até aquele tapinha nas costas são formas de passar uma mensagem e de criar relacionamentos.

Com todos esses pontos entendidos você já tem bagagem suficiente para começar a sua jornada de mudança e criar relacionamentos sinceros e que agreguem valor à sua vida pessoal e profissional. Agora, coloque em prática!

Copyright © Instituto Verbalize
Contato ➪ 61 98220-7712
Orgulhosamente desenvolvido por WEBSITENOVO.com | para Pessoas & Empresas